terça-feira, 3 de abril de 2018

Abaixo do Sal

Caro leitor,

       Nesta primeira postagem estaremos desvendando a expressão inglesa 'below the salt'. Há algum tempo, vinha lendo devagarinho o livro "O Cavaleiro dos Sete Reinos", escrito pelo Tolkien americano - George R. R. Martin - e publicado aqui pela editora Leya. Terminei hoje; dia três de abril de dois mil e dezoito. 
      Enquanto lia a última das três novelas contidas na edição que tinha em mãos, me deparei com a curiosa expressão 'abaixo do sal', que me chamou atenção na verdade por conta da nota de rodapé referente a ela (que creio ser a única no livro). Bom, a nota de rodapé dizia que "a tal expressão vinha da Inglaterra Medieval, quando o sal era uma especiaria bastante cara. Nos banquetes realizados nesse período, o sal era colocado apenas no meio da mesa principal, ocupada pelo anfitrião e convidados mais ilustres. Os menos favorecidos, posicionados nas mesas mais distantes, estavam abaixo do sal" (p.369). Elementos históricos como esse, em histórias fantasiosas como esta, são fatores bastante enriquecedores da narrativa. George R. R. Martin dedicou grande parte do seu tempo estudando a história da Inglaterra, pela qual é fascinado. Game of Thrones, sua mais conhecida série de livros, foi inspirada na Guerra das Rosas, por exemplo. As referências são abundantes. 
       A expressão abaixo do sal  volta a ser usada no decorrer do livro mesmo sem estar havendo banquete algum. De certa forma, tornou-se uma expressão para se referir aos menos favorecidos em geral.


Imagem relacionada  
Saleiro do Rei Franciso I da França (século XIV). 






Um comentário: